terça-feira, 7 de abril de 2009

DIRECTOR DO LICEU NACIONAL KWAME N'KRUMAH


"JOSÉ JÚLIO CÉSAR DELGADO"
PREÂMBULO

O nosso estabelecimento escolar, constitui no âmbito educativo Nacional um dos alicerces basilares na formação do Homem moderno e teve de facto reais influências no processo de desenvolvimento socio-cultural e de afirmação desta Pátria, pois, foi o primeiro e único liceu existente no período colonial.
Então denominado Liceu Honório Barreto em homenagem a um dos filhos de Cacheu que fora Governador da ex-Província da Guiné Portuguesa, fundado em 1957.

Liceu Nacional Kwame N’Krumah nos primórdios da Independência, concretamente em 1975, homenageando o primeiro Presidente do Gana e grande lutador pela emancipação de todo o continente Africano e mentor das ideias Pan-Africanistas.
Após a Independência, com a massificação do ensino, surgiram vários liceus nas regiões do país, mas estes limitavam os seus currículos até a 9ª classe ex 5º ano dos liceus.
O Liceu Nacional era e continua a ser o único ao nível de Bissau com capacidade para ministrar o curso complementar, pois era dotado de uma organização instituícional eficiente, uma estrutura qualitativamente permanente com mecanismos de distinção de carácter pedagógico como os laboratórios de física , química, biologia e de mineralogia, um corpo docente de reconhecida competência desde os professores nacionais movidos pelo fervor e orgulho da Indepêndencia, professores cubanos, soviéticos, alemães, cooperantes portugueses que asseguravam o ensino do português praticamente em todas as turmas , professores de francês vindos da sub-região, isto era uma garantia de um ensino de grande nível e qualidade. Sem deixar de mencionar os três turnos do seu funcionamento e o início das aulas em Outubro, apesar da sua dimensão.
No ano lectivo de 1984-1985 o Liceu Nacional foi dividido em três Liceus: Liceu Regional 1, Liceu Regional 2 hoje Dr. Agostinho Neto e Samora Moisés Machel respectivamente e na Unidade escolar 23 de Janeiro.
O Liceu Nacional, apesar de vários condicionalismos conseguiu manter os padrões, com resultados positivos e índices de qualidade exigíveis no processo de ensino- aprendizagem. A prova dos factos, são inúmeros alunos que tiveram oportunidade de realizarem os seus estudos neste estabelecimento escolar, hoje são distintos quadros, governantes e políticos notáveis cada qual contribuíndo nas várias esferas da vida socio-cultural do país.
Hoje vários constrangimentos conjunturais de ordem económica Mundial, greves consecutivas, professores desmotivados, conflitos político–militares pemanentes, início tardio das aulas, a introdução de 4 turnos, desinvestimento do Estado no sistema educativo e vários outros indicadores, tiveram os seus reflexos na degradação do nosso nível de ensino contribuíndo assim para uma fraca qualidade de ensino.

2 comentários:

  1. sou eu amade4u baldé,gostaria que o senhor me informar sobre a avaliação das notas do estudante é feito pelo diploma ou em notas ciparadas por que tenho uma filha que quero mandar estudar em brisil me pediram uma das notas desde inicio até a sua conclução. por favor me responda ,mail seko- nascimento@hotmail.com telefon.00351 967301739

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico triste ao saber da deterioração de que aparentemente sofre o Liceu Nacional, onde me iniciei como professora, eu e o meu marido, saídos directamente da faculdade de Economia para Bissau. Aproveito para corrigir o texto já que, os portugueses nessa altura não ensinavam apenas português mas sim as disciplinas de acordo com as respectivas formações. Antes da abertura das aulas havia um período de formação dos professores (dada por excelentes pedagogos cubanos) que era muito importante para os "novatos" mas também para as equipas que se entendiam e iniciavam colaborações e partilhas.
      Do Liceu passei para O CENFA do qual tenho também as melhores recordações. Foram 8 ou 9 anos por vezes com dificuldades, mas com uma comunhão enorme com a Terra, com o ensino, com os amigos, com... sei lá... aquele cheiro único que vem da terra quando começa a chuva!
      AMO-TE GUINÉ-BISSAU!
      Tens muita riqueza natural e sobretudo tens o
      TEU POVO
      (Graça Santos)

      Eliminar